Alguns aspectos da cultura de Pontal do Ipiranga
Pintora Nice Avanza
Cais-Pescadores
Enterro de uma criança pagã ao Cemitério "Morro dos Anjos"
Cemitério "Morro dos Anjos"
Instrumentos do Congo

Cemitério "Morro dos Anjos"
Artesanato Local

Loja "Paiol da Arte" - artesanato local

Vista aérea do Rio Ipiranga ao encontro do mar.

Vista aérea do Pontal do Ipiranga, destacando a restinga e o Vale Suruaca





Cemitério "Morro dos Anjos"


Loja "Paiol da Arte" - artesanato local

Vista aérea do Rio Ipiranga ao encontro do mar.

Vista aérea do Pontal do Ipiranga, destacando a restinga e o Vale Suruaca
Aspectos Culturais da Comunidade do Pontal do Ipiranga
Após a criação do Balneário
Cultura de Massa- Quatro manifestações culturais onde atraem multidões: Festa de Iemanjá, Carnaval, Forró Pontal e Praia de Naturismo.
Cultura da Comunidade-Festa da Padroeira Sant’Ana, Festas Juninas, Comidas Típicas,
Artesanato em geral e Artes Plásticas (Nice).
Antes da criação do Balneário que ainda se mantêm:
Benzedeiras, Parteiras, Lendas locais e Artesanato com fibra de taboa.
Culturas que se perderam:
Congo e Folia de Reis.
Destacando Algumas Culturas locais
Nice Avanza - Pintora PrimitivistaNo ano de 1989 Nice e seu companheiro José Augusto Avanza vieram morar no Pontal do Ipiranga e montaram a primeira barraca, enquanto projetavam construir a primeira casa do Balneário. A barraca da Nice marcou época e virou folclore. Nos fins de semana, as festas agitavam o pedaço. Cantorias, comidas, bebidas e principalmente a alegria da anfitriã atraiam amigos. Além da barraca, Nice também com o seu espírito empreendedor montou no balneário um restaurante, pois cozinhava divinamente e uma pousada com oito apartamentos.Nice Nascimento Avanza, é a única capixaba que tem quadros no acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Seu reconhecimento surgiu a partir do momento em que se inspirou na simplicidade e rusticidade de um fruto: o cacau. Sua arte repercutiu na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia inclusive com obras expostas no Sethagaya Art Museum de Tóquio no Japão e toda a América Latina.
Lendas- O Balneário Pontal do Ipiranga é cercado de lendas, as mais famosas e conhecidas são: Lenda do Cemitério Morro dos Anjos, Lenda do Caju; Lenda do Rio Ipiranga; Lenda do Cambucá e Lenda da Tartaruga.Lenda do Cemitério “Morro dos Anjos” – Desde 1915, na mais alta duna da restinga do Pontal do Ipiranga são enterrados “Anjinhos”- crianças em sua maioria pagãs que nascem mortas ou com poucos meses de vida. O ritual é feito pela praia e geralmente são outras crianças que levam o caixão e a cruz até o local, até os dias de hoje ainda são sepultadas crianças no local. Segundo a lenda, nas proximidades do cemitério muitas pessoas já ouviram sussurros e muitas vezes também já foram vistos esses “Anjos” brincando de roda na praia e nas vegetações da restinga. Os mais antigos afirmam que eles são os protetores da mata de restinga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário